sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinfães com pior qualidade de vida...



Hoje a SIC anunciou o resultado de um estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior que revelava que Cinfães é o concelho com pior qualidade de vida de Portugal!
Talvez seja por isso que a maioria dos que lá vivem, mais cedo ou mais tarde, acabem por vir trabalhar para o Porto ou mesmo para fora do país numa tentativa de uma vida melhor. Ainda assim, e apesar de todas as dificuldades, continua a ser uma terra com uma beleza e paisagens incríveis e dignas de se visitar (aconselho, no entanto, uns comprimidos para o enjoo para a viagem - só ao fim de uns 10 anos é que consegui deixar de vomitar cada vez que lá ia).
Apesar de tudo, eu continuo a gostar de lá ir, e a mim continua a aumentar-me a qualidade de vida nas visitas que faço. =)
Podem ver toda a noticia aqui e tomem atenção à deliciosa pronúncia da região.

9 comentários:

Escorregadoiro disse...

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelos seu Blog. É sempre de louvar qualquer iniciativa de divulgação notíciosa ou cultural. Mais ainda quando falam da minha terra! Quero no entanto deixar aqui dois reparos linguísticos: não é "conselho" de Cinfães, mas sim "concelho". O chama a atenção para o sotaque local, deveria dizer pronùncia. Sotaque aplica-se quando nos queremos referir ao falar português (ou outras línguas) por individuos provenientes de outros países. Neste caso, o mais correcto é pronúncia. Quem nunca ouviu falar na famosa e bela "pronúncia do norte"? JC Monteiro (um Cinfanense exilado!)

Ricardo disse...

Conheço pessoas nascidas e criadas lá ,que migraram para o Porto e por cá ficaram de vez... Mas esse tipico sotaque, nem com o passar dos anos despareceu! :)

Beijo

Joao Filipe disse...

Olá.

Infelizmente em Portugal existem muitos conselhos que têm muito pouca qualidade de vida. Acho q todo o país está a atravessar uma fase de má qualidade de vida fruto do desgoverno a que estamos sujeitos. Quanto ao sotaque...há sotaques e sotaques. Continuo a achar que a nossa língua é a mais bonita do Mundo, independentemente do sotaque.

Bjs

P.S. Solidário com quaisquer equivocos escritos em blogs. Quem os não dá?

ραтяí¢ια disse...

Eu já lá fui e não vomitei... :p

também vi a notícia querida... e lembrei-me das muitas pessoas que conheço de lá, como tu.. :)
e pode ter sido considerada a que tem pior qualidade de vida mas sei que quando se vai lá compensa... pela paisagem... porque é a tua terra... e isso já faz dela especial :D o resto são pormenores... :p

beijos querida****

Miguel disse...

Risota :) Cinfães é o fim do mundo e o resto é letra =D

Escorregadoiro disse...

Ó Miguel, só mesmo um teenager inconsciente pode dizer uma coisa dessas. De certeza que não conheces Cinfães. Cheira-me mesmo que nunca deves ter passado de S. Mamede de Infesta... Vai lá, aproveita para conhecer o Vale do Bestança e a Serra do Montemuro, almoça no "Gatinho" e depois a gente conversa...

Anónimo disse...

Cinfães e a arrogante Câmara Municipal vão rindo e cantando pensando que este estudo é irreal...
Enganadas estão as pessoas que em Cinfães ainda há qualidade de vida! Zero! Nada! Mesmo ZERO!

12 ANOS DE PEREIRA PINTO = 12 ANOS DE ARROGÂNCIA E FRACASSO! ONDE E COMO ESTÁ O TEMA: ACESSOS À A4?????

Falem cobardes!
É uma vergonha que esta câmara municipal não faça nada!

Ana Rocha disse...

Olá bem eu sou uma habitante de Cinfães e não acho que tenho um sotaque assim tão mau... até acho que é dos melhores!!!
Cinfães é na realidade o concelho com menos qualidade de vida do país, e não vale a pena... porque é que só se falam das coisas boas sempre??? Rio Bestança MARAVILHOSO, Porto antigo, LINDO, escamarão, gralheira, enfim...tudo coisas boas, e agora as más... começamos logo a entrar na vila ou com uma central qualquer que acho que ninguem sabe o que akilo é que mais parece uma lixeira, a zona industrial??? para que afinal??? o cigano pires, e as rotundas que são feitas e destruídas porque alguem se enganou nos calculos e os camiões nao passavam, nem uma simples conta se sabe fazer ca??? começando em tudo isso e acabando e porque isto resume tudo o que disse até agora, acabando no jardim d FEIRA onde se encontra uma estátua de um nó que explica tudo... Cinfães deu realmente um nó e nunca mais o iremos desatar... cada vez mais as pessoas fogem de cinfães, porque querem ter algum dinheiro e ainda têm aguns objectivos...tenho pena se ter de falar assim do local onde eu nasci... e acreditem que me custa mas tenho de dizê-lo... andamos anos debaixo das mãos de pessoas que só pensam é nos seus bolsos...

Anónimo disse...

Eu sou de Cinfaes e nunca pensei que estivessemos assim tão mal :o