quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Os dilemas...


Todos nós numa ou outra altura da vida temos um dilema... E apesar de cada um ter uma subjectividade que está invariavelmente ligada ao sujeito, há sempre uma base que, na minha opinião, pode ser seguida!
Em vez de fazermos a nossa escolha no escuro, sem reflectir muito, pensando que em ambas as situações vamos ganhar e perder e portanto: "Olha, na hora eu lá me decido!", acho que, pelo contrário, devemos ponderar muito bem as duas situações...
Ver os prós e os contras de cada uma, e a partir daí ver aquilo que é mais importante para nós, ver qual das duas escolhas nos vai fazer sentir mais realizado, tanto a curto como a médio e longo prazo, e ao tomarmos a decisão pensarmos mais em nós do que no mundo externo... mesmo que a nossa personalidade persista em fazer o contrário!
Depois de por todos os ingredientes na balança tomamos a nossa escolha, e depois disso feito, não deve haver tempo nem pensamentos que nos faça arrepender do que não fizemos, do que perdemos por ter tomado aquela opção... Antes devemos pensar nas coisas positivas que a opção que tomamos nos trás!

E pronto, acho que posso ainda ter que ler isto muitas vezes ao longo da vida!!

"Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje"
Roosevelt , Franklin

6 comentários:

CarlaSofia disse...

Bom dia querida equilibrista, eu sou do signo balança e não sei se está relacionado com a característica do signo, mas antes de decidir o que quer que seja, pondero e pondero as alternativas. Às vezes porém, julgo que passo muito tempo a pensar. Nem todas as decisões precisam de ponderação, mas as que são realmente importantes na nossa vida, aquelas decisões que podem alterar o curso da nossa vida, essas devem ser bem pensadas. No entanto, devemos sempre deixar uma margem para o imponderável, o inesperado. Deixo-te aqui um luzinha para que a tua decisão seja a mais acertada. Em caso de dúvida persistente segue o teu coração.
Beijinhos querida!

Soraia Silva disse...

ha muitas vezes, momentos em que nao se tem tempo para pensar e decidir...
nos momentos mais importantes penso e repenso e torno a pensar.. por vezes por mais que a gente pense talvez nem se tenha dicidido o mais correcto...
muito sinceramente o meu dilema é:
UM DIA DE CADA VEZ :p
na altura ve-se...

beijo :)

Ricardo disse...

Concorco contigo a 100%...

Arrepender?! Olhar para trás?!...
Para quê?!...

O que passou, é isso mesmo, passado... E, já não voltamos a viver nada disso e a maioria das vezes não temos oportunidade de mudar as escolhas.
Portanto,é isso mesmo que penso também, temos que tirar proveito das escolhas que fazemos, sem nunca as subestimarmos...

Beijo

ραтяí¢ια disse...

Decisões, escolhas, caminhos, encruzilhadas, labririntos... com consequências... sabes que sou (por xs) ou era muito racional... às xs demasiadamente racional... pensar em tudo... em prós e contras... em porquê's e como's... mas muitas xs também dou comigo a pensar "porque não ser mais impulsiva de x em quando?! porque não decidir só porque sim. só porque me apetece. só pela curiosidade do descobrir o que se esconde por detrás... porque não deixar de pensar um bocadinho e passar a viver mais..." :)

axo que estou a conseguir fazer isso.. tenho vindo a fazê-lo ao longo do tempo... e uma coisa eu sei.. Arrepende-te apenas do que não fizeste! porque daquilo que fizeste, mesmo que as consequências não fossem as melhores, pl menos tentaste! e isso já é um belo motivo para sorrir! :D

******

Pedro disse...

São as escolhas que ditam a vida, apenas temos de aceitá-las... E não errar duas vezes ;)

Samuel Vidinha disse...

"A única maneira de remediar o passado é não pensar nele."



Vidinha, Samuel