domingo, 29 de junho de 2008

Percurso...

Olho para esta fotografia e imagino o caminho que todos nós ainda temos que percorrer... e que ainda é longo! Estamos, como mostra a foto, no início dessa caminhada!
E apesar dela ainda ser incerta, de não sabermos por que "cubinhos" vamos andar, quais vamos escolher para pisar a seguir, temos os atacadores bem apertados, para tentar evitar os vários percalços que nos vão aparecer no caminho!! E, mesmo tendo a certeza que no final as sapatilhas não estarão tão limpas, isso só irá reflectir que arriscamos, que não tivemos medo de ir em frente, e que enfrentamos todos os problemas que esse mesmo percurso nos trouxe, que mesmo tendo por vezes caído, nos levantamos outra vez; que mesmo tendo sido por vezes pisados, aguentamos com a dor e prosseguimos em frente; e como dizia Fernando Pessoa, "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Nunca devemos ter medo de prosseguir, há sempre algo novo e diferente para conhecer, ou sempre algo velho para redescobrir! Também não devemos ter medo de cair, há sempre alguém que nos ajuda a levantar, e ainda temos a certeza que nos levantamos mais fortes do que quando caímos!


[Fotografia tirada por Pedro]


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa

6 comentários:

ραтяí¢ια disse...

Não vais acreditar mas eu li este texto ainda estes dias... telapatia?! =)

E como já te disse inúmeras vezes, o que interessa não é o caminho a percorrer, nem tão pouco a forma como o percorres. Mas que o percorras efectivamente! Porque podes ir mais ou menos pronta para caminhar... Podes ir de sapatilhas ou em chinelas... Podes fazer mais ou menos desvios... Mas o que é realmente importante é que não páres de a percorrer. Que a cada pedra no caminho (que haverá sempre alguma, mesmo que pequena que seja) tu não desistas... Podes magoar um joelho ou até sair ilesa, sem um arranhão sequer. Mas haverá sempre alguém pronto para te ajudar em qualquer das circunstâncias... Haverá sempre quem não te deixe desistir por nada... Haverá sempre alguém que te acompanhará... Percorrendo contigo os cubículos... Não os teus. Esses são únicos e singulares. Mas quaisquer que eles sejam, serão sempre ao teu lado! Haverá sempre alguém... Ou muitos alguéns...

Boa caminhada! E que te doam os pés... =)****

teorias disse...

"O caminho faz-se caminhando"... o importante é caminhar com segurança... sentir que não se deixou passar nenhuma boa oportunidade... o melhor nunca é a chegada... mas o caminho que nos levou até lá!

Beijos

teorias disse...

Equilibrista... quando o fim está próximo, não quer dizer que já tenha chegado ;)

Anónimo disse...

Não construas um castelo com as pedras do caminho. Elas podem representar vitórias, mas também, angústias, amarguras...
Constrói antes um monumento, para que os caminhantes sintam que vale a pena continuar.
E tu caminha sempre, e ainda que haja pedras no teu caminho, haverá sempre um amigo, um irmão, um companheiro de jornada, ou simplesmente ELE, para ajudar-te a levantar e curar as feridas.
"Agradece a Deus a cada manhã pelo milagre da vida"
Que ELE te proteja e ensine o caminho.=)*******

teorias disse...

para comentar no teorias e mais teorias preciso que me envies um email para te poder enviar convite. Ele agora é um blog privado

Persefone disse...

Pavor, my dear, é dizer pouco! O engonhador implacável inspira-me Terror verdadeiro! Felizmente libertamo-nos das suas garras enfadonhas... logo para cair nas de outrém, pela certa, mas isso só o futuro nos dirá.
Muito estimei os teus comentários e também os posts do teu bloguito. Gosto muito das tuas reflexões, dão-me alento para continuar esta nossa labuta ;).


PS- Fernando Pessoa é muito fiiixe