sexta-feira, 30 de maio de 2008

Época de exames...

Aproxima-se mais uma época pouco alegre na vida de um estudante a que vulgarmente se chama de época de exames! Eu chamaria a época do estudar-comer-dormir (e nesta hei-de algures incluir o exercitar :))!!
Dois meses onde os nervos andam à flor da pele, os níveis de ansiedade crescem de tal forma que até o mais míope os consegue ver, e os pensamentos pouco positivos parece que se apoderam de nós! Ouvir: "Eu não estou a conseguir", "Nem sei para que estou a estudar", "tou xumbado" ou até "já não aguento mais, apetece-me desistir!" torna-se rotineiro, e mesmo que o mais forte não o expresse, num momento ou noutro já o pensou!
A verdade é que me apercebi (e já tardiamente) que o nervosismo só prejudica, ele é o inimigo poderoso que nos tira a auto-estima, faz-nos perder tempo (que nesta altura é precioso), quebra-nos a concentração, tira-nos o bom humor e consegue fazer com que andemos cabiz-baixo!
Concluí que antes de um qualquer exame o que temos mesmo a fazer é simplesmente estudar, concentrarmo-nos e pensarmos que tudo vai correr bem, que nós vamos ser, e somos, capazes! Se estudámos e nos dedicámos, não há porque correr mal. E, se fizermos tudo isto, ainda nos vai sobrar tempo para nos distrairmos num ou noutro momento.
E, mesmo que possa haver um percalço no caminho, nós conseguimos ser mais fortes (nós temos muito mais força do que aquela que imaginamos), e se isso acontecer iremos dar a volta por cima. Não chegamos onde chegamos por acaso!
Portanto: serenidade é definitivamente a palavra-chave!

Não publico isto na tentativa de vos apresentar a fórmula do sucesso, mas para aproveitar o meu momento de tranquilidade e, caso venha mais tarde a descarrilar (porque parece-me verosímil que isso venha a acontecer) tenha a oportunidade de ler isto!

"Coloquemos acima de qualquer estudo, o estudo de nós mesmos."
Santo Ambrósio

4 comentários:

ραтяí¢ια disse...

Como eu já imeensas vezes te disse...

Tu consegues!
Os nervos nã ajudam nada!
A força está em ti!
Há tempo para tudo!
As coisas vão-se fazendo.. Mesmo que algo corra mal não significa que tudo irá correr mal daí para a frente. Foi apenas uma pedra no caminho. Tropeçaste. Caíste. Mas não ficaste no chão eternamente. Mesmo que penses que não consegues erguer-te sozinha, há sempre alguém perto de ti disposta a dar aquele pequeno empurrãozinho que te faz voltar a lutar... Voltar a vencer! E continuas em frente. Saltando por cima das pedras, desviando-te delas ou atirando-as para fora do teu caminho... O que interessa é que continues!!! =)

Eu estou aqui se precisares (quando precisares) do empurrãozinho! =) ****

André Meneses disse...

Eu, para ser do contra digo:

Bendita época de exames.... ;)

Equilibrista disse...

Sim, dizes bendita época de exames, mas quando tens que fazer um exame, mesmo que não seja nessa época até passas mal...
No teu caso não podes levar "época de exames" à letra, mas qualquer exame, ou altura onde tens que provar aquilo que "sabes"!!

**

Anónimo disse...

É o que eu passo a vida a dizer-te, mas pronto... :P O stresse não leva a lado nenhum.

Beijinho****