quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um sol para todos nós?!?!

Desta vez decidi dar a minha opinião!

Estava eu outro dia no metro quando olho pela janela e vejo um outdoor com umas cores vivas e primaveris (apesar da chuva) que dizia única e simplesmente: "E se cada um de nós tivesse um sol só para si?"
Ao ler isto o meu primeiro pensamento foi "hum... mas eu sempre ouvi dizer que quando o sol nasce é para todos. Seria demasiado egoísta da nossa parte auspiciarmos um sol só para nós! Além de que é muito bom ver o pôr-do-sol a dois!" mas, e depois desta panóplia de pensamentos ainda me perguntei: "mas... qual será a instituição que ousa achar-se capaz de dar um sol a cada um?", pergunta que não demorou muito a se esclarecer... isto porque cheguei a casa e abri um dos jornais diários que nos oferecem todas as manhãs e li na últim página:

"E se viver fosse acima de tudo um prazer? E se acordassemos todos os dias animados com aquela energia que move montanhas? E se sorrir não fosse um estado transitório? E se os melhores sonhos fossem sonhados de dia? E se os nossos projectos só dependessem de nós?E se existisse uma empresa que tornasse isto tudo possível?"

Ao que colmatava todo o anúncio, dizendo: "Cofidis, energia para viver!"

Ora, depois disto não consegui conter a minha indignação... realmente toda aquele palavriado é muito bonito e bastante profundo, poder-se-á até dizer que muitos, senão a maioria deseja tudo o que eles propõem dar... mas, se eu já achava que não havia nenhuma empresa capaz de dar tudo isto, esta muito menos!
Talvez até o consiga por uns momentos (mas serão breves, muito breves) porque quando as pessoas se aperceberem da quantidade de juros que terão de pagar pela misera quantia que lhes foi emprestada (ou antes vendida, e bem vendida), concerteza que vão ter qualquer coisa como um ataque cardíaco, e o único sonho e projectos futuros serão saber como é que vão conseguir pagar aquilo que devem!
Sinceramente, achei um absurdo!!

"O Sol tem luz que chegue para todos nós!!"
Refrão de uma nova música

6 comentários:

Diogo disse...

a Voz do Cidadao, por Adriana Meneses :D

sim.. mas cncordo cntg.. o slogan n bate ca empresa.. enfim..mas ha mts k caem :p

bjoka***

André Meneses disse...

O slogan devia ser...

E se cada um tivesse uma dívida do tamanho do sol só para si??

Anónimo disse...

Viva a sociedade de consumo.. =/

O sol nao deixou de nascer para todos e de brilhar com a mesma intensidade, as pessoas e que têm aumentado a tendencia para, devido ao uso de oculos escuros (mais uma vez um viva a sociedade de consumo), acharem que esse sol ja nao lhes basta.. Ia ser bonito se cada um tivesse o seu proprio sol, com certeza que o mundo acabaria, dada a quantidade de energia concentrada num mesmo espaço.
Acho piada a essas empresas, acho piada em como anunciam a solução para todos os problemas das pessoas e depois apenas lhes dao mais um fardo para carregar..

Talvez um dia isto mude.. claro esta que todos temos o nosso "qb" de consumistas, impossivel nao termos, mas como em tudo: nem 8 nem 80..

Beijinho madrinha desta afilhada a quem hoje tambem deu para a revolta ;)

ραтяí¢ια disse...

Concordo contigo!!

Até porque acho que está na mão de cada um de nós fazer com que sonhemos de dia.. Com que o sol brilhe para nós!!! E não na de uma empresa qualquer que apenas quer ter mais clientes para ver os juros de pessoas "crentes" a brilhar... mas nos seus bolsos!

Espero por mais porque hoje a tarde atté me deixou bem disposta! =) ***

Atlas disse...

Anttes de mais, devo dizer que gostei bastante do post... Acho q a equilibrista esteve bastante bem, sempre muito segura, com uma escrita muito pausada e seguindo uma estrutura que permitiu criar alguma empatia com o teclado (chegando até ao clímax de escrever "toda um palavriado" que demonstra a verdadeira comunhão que existia entre os sujeitos envolvidos...)!

A parte que eu gostei mais foi sem dúvida a caracterização dos sintomas associados à demência actual. Acho que conseguiste percorrer todos os requisitos, dando uma estrutura lógica ao texto.

Também estiveste muito bem a fazer transições, abrindo e fechando janelas com uma mestria que eu não via há muito, delimitando muito bem o tempo e o espaço das acções.

Por outro lado, poderias ter explorado um pouco mais a questão das pescas que poderia facilmente ser abordada e que seria seguramente um tema importante a tratar. Além disso, repondeste pouco às emoções, não tendo indagado àcerca das crenças da Cofidis em relação a esta publicidade nem legitimando as respectivas opções de marketing.

Assim sendo,

Entrar no mundo do outro - 1
Tracking Verbal - 3
Tracking emoções - 2
Discrepância Verbal / Não verbal - 3
Adequabilidade das Questões - 3
Encorajamentos - 1
Sinas e Sintomas Específicos da Demência - 4

Avaliação: Bom

Peço desculpa por não manter a onda revolucionária e profunda dos comentários prévios (embora concorde com tudo o que foi dito até agora) mas estou completa e rotundamente emboído de um espírito vanguardista que me impele a equilibrar-me desta forme aparentemente disforme e preguiçosa...

Saudações!

Persefone disse...

Abaixo a taxa de juro!!!